segunda-feira, 30 de junho de 2008

Ainda o Homem de Ferro 2008

A prova já está no passado e como tal, dia novo, disposição nova. Serve este texto apenas para dizer algumas coisas que ontem não me lembrei, mas mais do que isso não tinha disposição para dizer...

Em primeiro lugar, pedir desculpa a todos aqueles que me consideraram um favorito...deixei-vos mal...peço-vos as minhas humildes desculpas LOL...palhaços :)

Em segundo lugar e agora num tom sério, registar aqui alguns pontos da prova de ontem.

1. Parabéns ao Krepe por uma prova irrepreensível do início ao fim. Mostrou que claramente foi o melhor atleta do dia. Até deu para mostrar preocupação ao passar com 3 voltas de avanço ou coisa do género. Muito bom. Já não falta muito para o Mundial, mas até lá estarás ainda melhor, tenho a certeza e vais certamente fazer um grande resultado. Ninguém to exige, mas todos gostaríamos que isso acontecesse.

2. Parabéns ao Sedi, pela demonstração que tamanho não é documento. Prova fantástica a partir do momento que colocou o pézinho fora de água. Esse gajo parece um metrónomo a pedalar. Faz-me lembrar o coelhinho da Duracell "and keep on going, and going" LOL. Tive a sorte de pedalar com ele 1 volta do percurso, até que decidi que já chegava, pois corria o risco de nem conseguir correr, quanto mais fazer os km que faltavam. Mas aquilo até deu para me avisar dos perigos que se encontravam À frente, tal e qual faz nos treinos que fazemos juntos. Só foi pena eu não conseguir acompanhar como nos treinos, porque nessa altura quando estou muito cansado vou um bocado à roda e ali na prova não cedi a essa tentação (pensei mas não cedi :))

3. O Sérgio Marques mostrou-me que mesmo quando uma prova não corre como gostaríamos, podemos mostrar a nossa classe enquanto atleta e pessoa. Praticamente parar de correr para saber se outro atleta se sente bem não é para qualquer um, mesmo que já não esteja ali para ganhar nada. Sinceramente, obrigado.

4. O espírito de quase todos os atletas, que vendo um conhecido (na maior parte deles mesmo conhecido, nem sequer amigo) em dificuldades, têm a gentileza e o "fair play" de perguntar se é preciso alguma coisa ou se está tudo bem. Realmente a mentalidade dos atletas de Triatlo (especialmente os de longa distância) devia ser estudado e divulgado, em comparação com o de outras modalidades. Completamente diferente de outras modalidades pelas quais passei.

5. O apoio dos poucos assistentes que estavam no local da prova. A puxar por nós, mesmo aqueles que não nos conhecem (ou se calhar eu não os reconheci, tão cansado que estava). A todos vocês, um muito obrigado.

Só por estas "pequenas" coisas, quase se esquece o esforço que é preciso para estar ali a fazer uma prova daquelas e dá vontade de fazer mais, assim tenha possibilidade.

domingo, 29 de junho de 2008

Pois...



Se nem todas as imagens valem mil palavras, esta certamente vale isso e muito mais.

Mostra como eu nunca conseguiria dizer o meu estado de alma quando acabei a prova do Homem de Ferro 2008.

Até nem começou mal. Na natação saí em 7º e até relativamente perto do 1º, mais perto que estava à espera. Mas tb foi uma natação muito sui generis, em que até metade do percurso dava para ir a andar, correr, fazer golfinhos entre outros...

Depois, na bina correu bem melhor que estava à espera, muito devido também ao Sedi. Um muito obrigado a ele pois ajudou-me bastante a colocar o ritmo durante a 2ª volta. Sozinho tenho grandes dificuldades em impor um ritmo forte. A estrada podia ser melhor, mas enfim...Mesmo assim fiz média de 36, 5 Km/h :0

Mas depois quando saí da bicicleta...mais um pesadelo...este ano tem sido um hábito sim sr. Ao fim de 1,5 Km...caímbras. Parei para alongar...tudo bem, siga. Mas o pior foi a má disposição logo depois. Foram 2 voltas em que a vontade era vomitar, mas depois não conseguia.

À 3ª volta, decidi ir à casa de banho ver se conseguia fazer alguma coisa para melhorar. Depois de uma "rápida" passagem pelo WC mais perto e de um fax de longa distância, a verdade é que melhorou um bocado. Durante 1 volta consegui correr mais ou menos. Na última volta, lá voltou a maldita indisposição.

Sinceramente só acabei devido ao facto de ter desistido em Lisboa e ter prometido a mim mesmo que não ía acontecer o mesmo aqui...nem que fosse a andar até à meta.

Só pensava "HTFU" LOL (só para quem sabe :)). Acabei...objectivo cumprido. Mas soube muito mal mesmo.

Talvez Setembro haja mais...Ou não, vamos ver.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Homem de Ferro 2008

Agora que já me ri o suficiente, vamos a coisas sérias.


Realiza-se já no dia 29 de Junho, a edição deste ano do Homem de Ferro. Em primeiro lugar, penso que se deveria chamar Meio Homem de Ferro, pois é disputado em formato de Half e não de IronMan. Mas como já foi Homem de Ferro, o nome manteve-se. Tudo bem.

Segundo, a confiança não é muita, pois na última tentativa de uma distância destas (1,9 Km nadar, 90 Km de bicicleta e 21 Km a correr) o resultado não foi muito prometedor (desistência :( ). Depois, porque acho que não treinei o suficiente, pois deveria ter deixado de ir a algumas provas do início do mês, para me poder preparar convenientemente para esta. Não o fiz, agora aguenta-te...

Terceiro, e afinal não me ri tudo ainda...num site novo sobre triatlo de Longa distância (http://www.triatlolongo.com/), site esse que é o primeiro do género em Portugal e segue, de alguma forma as linhas de alguns sites estrangeiros especializados em Triatlo de Longa distância, aparece uma sondagem sobre quem irá ganhar esta prova. Estao lá os principais candidatos ao título, pelo menos os portugueses, pois não sei sinceramente se os espanhóis que cá estarão serão de primeira linha, ou não. Pedro Gomes, Sérgio Marques e Sérgio Dias, quanto a mim, os grandes candidatos ao pódio lá estão... Mas depois aparece lá um nome...Alexandre Feliz...quem raio é esse palhaço e porque é que o nome aparece lá, ao lado dos nomes atrás citados?


Será que é o que faz o site e por isso aparece o nome? Será que tem um caso com uma miúda que faça o site? Quem sabe? Mas a realidade é que o nome aparece lá...e ainda por cima tem tantos votos (até ao momento) que o Sérgio Marques. Só pode ser mesmo gozo...sim, porque eu conheço o menino e é gajo para lutar pelo seu escalão (atletas com mais de 35 anos, com mais de 1,5 dioptrias em cada olho, cujo nome começa com um A e cujo apelido é Feliz), agora mais que isso...poupem-me.


Devo dizer que o autor do site, se queria que o site tivesse alguma credibilidade, deu certamente um tiro no pé. A partir de agora vai ser sempre lembrado, como algo do género "o site Trilo disse ah e tal", e depois o outro diz "mas espera lá, não foi esse site que colocou o Alexandre Feliz ao lado do Pedro Gomes ou Sérgio Marques na votação? Ah então não acredito em nada disso"...ah pois é. Nunca mais se vai endireitar meu amigo.

Gozar com os desgraçadinhos não vale, ok? Era quase como dizer, ah e tal quem vai vencer o Euro? e colocar lá Portugal...por amor de D#$%.

A ver vamos...em princípio ventinho e calor ninguém nos tira. Só quero acabar...

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Lágrimas...

..de tanto me rir. Ainda não consegui parar AHAHAHAHAHAHAAHHAHA

Quando conseguir parar ainda pode ser que escreva alguma coisa de jeito...mas tenho impressão que ainda vai demorar uns dias.AHAHAHAHAHAHAHAHAH

domingo, 15 de junho de 2008

25º Triatlo Peniche

Onde tudo começou..em Portugal.

É verdade, realizou-se neste fim de semana, o 25º Triatlo de Peniche, a comemorar o local onde apareceu o Triatlo em Portugal. Tudo esteva preparado para uma festa, 240 atletas, Campeonato Nacional de Clubes, até o tempinho maravilhoso.

Fiasco...

Até nem começou mal, a natação correu de acordo com o esperado, saí com o Rui Rodrigues, portanto estava bem. Formou-se um grupo e mal saímos do parque e chegamnos ao local onde passaríamos 3 vezes, passo para a frente do grupo a dizer "vamos lá pôr isto a mexer, temos um grupo já ali à frente"...ninguém seguiu e fico com avanço de 20 metros. Epá, muito cedo para ficar sozinho...esperei, até porque a equipa estava bem posicionada, tanto em Séniores como em Veteranos.

Ainda na 1ª volta, o Rui Rodrigues toma a dianteira e ninguém segue. penso para mim "não sou eu que o vou apanhar, de certeza, é da minha equipa, portanto deixa ir". Ninguém o vai buscar...Salto também do grupo e apanho-o. Começamos a tentar fugir, mas sinsceramente não me sinto muito forte e não consigo ajudar quase nada. Desculpa lá Rui.

Foram 3 voltas em que fomos ganhando tempo ao grupo da frente, mas que podia ter sido muito mais se o pessoal tivesse colaborado. Apanhámos o grupo mesmo à chegada do Parque de transição.

Saída para a corrida bastante rápida e estou logo atrás do Caldeirão, uma das referências, por ser um excelente sénior. Consigo-me colar a ele, mas quando lá chego vou completamente a bufar..."deixa-me ir aqui um bocadinho a tentar descansar qq coisa". Quando ele me vê, vira-se para mim "vai-te embora"...ganho coragem (mais do que força, pois tinha medo de rebentar) e lá vou eu. E não é que me sentia relativamente bem e consigo mesmo ir embora e ir buscar ainda mais 2 atletas júniores. Estou abismado comigo mesmo :).

Mas aqui começa tudo a complicar-se..."quem já fez 3 voltas, para a meta", diziam os membros da organização. Ao fim de 3 voltas, lá viro eu para a meta e faço um forcing final. Quando lá chego abaixo, começo a ver pessoal a voltar para trás. "Mais uma volta" diz a organização...e eu penso "que raio de volta?"...e lá vou eu dar uma volta sem saber qual. Aquilo Às tantas era um não parar de gente a abrir os braços, em sentido contrário...um espectáculo.., se não me encontrasse no meio daquilo. Quando finalmente acabo mais uma volta, vejo que, em vez da 20º posição ou coisa parecida, já estão uns 40 ou 50 atletas na meta. Grande parte deles tinham feito uma volta a menos que eu.

Eu que nem sou muito de dizer asneiras, fiz a última recta aos berros com a organização, a amaldiçoar e provavelmente a dizer uns palavrões para quem quisesse ouvir.

No fim, decidiram contar os tempos à saída do parque anulando a corrida.

Realmente uma grande desilusão por vários factores:
- 1º, porque era um acotnecimento importante. O aniversário do nascimento do Triatlo em Portugal
- 2º, porque era campeonato Nacional de Clubes
- 3º, porque andam a gozar com o esforço de uma pessoa, que corre uns 20 minutos para nada.

A verdade é que seríamos campeões nacionais de Séniores e de Veteranos e ficaríamos ainda em 3º lugar em Séniores Femininos. Assim, chapéu...nada feito e agora não se sabe quando será o Campeonato e se teremos equipa para tentar lutar pela vitória outra vez, ou se o dia vai correr como este tinha corrido.

Enfim...uma desilusão. Venha o próximo.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Que Raio?

Sou só eu, ou há alguma coisa que não bate certo?

O direito a greve é universal e irrenunciável (se considerarmos o universo aqui o nosso cantinho chamado Portugal), como diz a lei da greve (lei nº65/77 de 26 de Agosto).

Em princípio, Concordo que se faça greve para lutar por melhores condições de trabalho e melhores salários, como aliás todos nós gostaríamos de ter. Agora, fazer da greve uma imposição para todos aqueles que, sendo do mesmo ramo, não a querem exercer começa a parecer-me errado.

Segundo penso saber (alguém que me corrija se faz favor, se eu estiver errado), um qualquer civil não pode parar um camião para exigir saber que tipo de mercadoria transporta. Só falta mesmo mandá-lo parar e pedir livrete e carta de condução. Essa função é das autoridades competentes para tal. Quem sou eu para obrigar (sim, obrigar, porque é disso que se trata) um colega de trabalho a não desempenhar a sua função só porque estou de greve?

Já aconteceu várias vezes fazer greve e não me vêem à porta da Escola a impedir quem quer que seja de entrar na mesma, ou melhor ainda fechar uma porrada de alunos e ameaçá-los de fome enquanto não me aumentarem o salário para o equivalente de um qualquer jogados da bola, que tem menos habilitações no corpo inteiro que eu tenho na unha do meu mindinho esquerdo(e se o meu mindinho é pequenino).

Em que raio de país estamos que uns quantos ameaçam e chegam mesmo a incendiar camiões só porque não estão de acordo com a sua posição? E ninguém sofre consequências? Pelos vistos a sensação de impunidade está a passar daqueles que estamos habituados a odiar (políticos e afins) para todos os outros. Parece-me muito grave.

cito:"Artigo 4º Piquetes de greve
A associação sindical ou a comissão de greve podem organizar piquetes para desenvolver actividades tendentes a persuadir os trabalhadores a aderirem à greve, por meios pacíficos, sem prejuízo do reconhecimento da liberdade de trabalho dos não aderentes. "

Está a ser respeitado? Não.

Mais:"Artigo 8ºObrigações durante a greve
1 – Nas empresas ou estabelecimentos que se destinem à satisfação de necessidades sociais impreteríveis ficam as associações sindicais e os trabalhadores obrigados a assegurar, durante a greve, a prestação dos serviços mínimos indispensáveis para ocorrer à satisfação daquelas necessidades.
2 – Para efeitos do disposto no número anterior, consideram-se empresas ou estabelecimentos que se destinam à satisfação de necessidades sociais impreteríveis os que se integram, nomeadamente, em alguns dos seguintes sectores:
a) Correios e telecomunicações;b) Serviços médicos, hospitalares e medicamentosos;c) Salubridade pública, incluindo a realização de funerais;d) Serviços de energia e minas, incluindo o abastecimento de combustíveis;e) Abastecimento de águas;f) Bombeiros;g) Transportes, cargas e descargas de animais e de géneros alimentares deterioráveis;"

Está a ser respeitado? Claro que não.

Mas afinal o que é isto? Greve? Quando não respeita a lei da greve? Parece-me mais chantagem ou outro qualquer acto criminoso.

Podemos ter toda a razão do mundo, e não ponho em causa a razão de quem está em luta, mas a partir do momento em que não respeitamos as leis e os direitos dos outros estamos a cometer ilegalidades e perdemos a razão.

E não, nem me chateia muito não ter combustível, pois moro a 50 metros do trabalho, mas considero que deixa estragar comida quando tanta gente morre à fome e o país está em recessão nao é a melhor forma de defender os nossos interesses mas sim um acto cobarde e criminoso.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Treino em Abrantes

Realizou-se hoje, o que pode ser considerado o 2º treino longo da Chamusca, ou então não, porque foi em Abrantes no local do Triatlo Longo de Abrantes, a realizar no dia 29 de Junho deste ano.

Em primeiro lugar, o tempo estava um espanto. Temperatura altita e só um bocadito de vento a chatear o pessoal, mas para o fim até sabia bem.

Em segundo lugar a estrada na qual se vai realizar a prova é uma treta...mesmo. Tenho a impressão que vi lá um bocadito de estrada boa no meio daquela estrada toda rasgada . Não havia estrada pior para escolher, não?

Bom dia de convívio, com a presença de uns 20 atletas, sendo que 2 eram babes :).

Frases do dia: "Temos que passar ao pé dos pilares da ponte? Há lá bichos" e "Passem vocês primeiro. Não, a sério, passem vocês primeiro" LOL

Epá, partindo do princípio que havia lá bichos (além dos que estavam vestidos de fato de borracha), para te fazerem mal, têm que te apanhar primeiro e tu nadas mais rápido que os gajos´...sem medos LOL

domingo, 8 de junho de 2008

Triatlo Oeiras

Disputou-se hoje o Triatlo Oeiras, com um sol maravilhoso, a fazer-nos pensar que estamos em Junho...ai espera, estamos mesmo. Não parecia há uns dias atrás mas estamos mesmo.

Cerca de 270 na prova principal e mais uns 110 na prova pequena. Muita gente para o que se está habituado.

Partida dada, uma confusão...tudo a correr. Mas eu, que gosto pouco de confusão pus-me a um cantinho para n chatear ninguém- à minha frente partiu o Krepe...vou tentar ir com ele...nah, a prova n tem só 20 metros, portanto é melhor não :). Mas ficar na ponta foi bem pensado...evitei a confusão maior..pois, mas se calhar não tanto, pois quando dei por mim tinha derivado para a direita e estava a uns bons 50 metros do molhão do people todo...enfim, lá vou eu.

Saída da água...quem está à minha volta. Mais ou menos os habituais, mas anda de Rui e Tiago, que era quem eu queria..Buahhh

Bem, mas pelo menos estava o Lino logo ali à frente. primeiros 4 Km da bina à morte a tentar apanhar o lino e o Rui, com ajuda do Marco. Lá chegámos e deixa descansar um bocado. Mas n me sentia muito bem e não deu para puxar quase nada. Desculpem lá qq coisa.

Corrida...o normal. A tentar n ser apanhado por ninguém. Objectivo cumprido. mesmo assim ainda passei 3. Nada mau.

Individualmente em 18º lugar. Por equipas masculinas 2º lugar e femininos um excelente 4º lugar. Muito bem meninas, grande prova. Apetece dizer...Sou eu que dou treino àquela menina :) - 1º lugar do escalão. Muito bem. Parabéns.

Para a semana há mais...Peniche. Os 25 anos. A ver vamos se corre um bocadinho melhor. Não era mal visto.

Entretanto, nesta 3ª feira vai haver um treino de longa distância marcado em cima do joelho, na zona de Abrantes.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Aquatlo Escolar

Realizou-se ontem o 5º aquatlo Escolar da Escola Secundária de Montejunto, que pelo 2º ano consecutivo conta com a participação também da Escola Básica do Cadaval.

Este ano participaram 94 atletas, desde o 7º ao 12º ano. Como este tipo de actividades ainda é visto como sendo uma "grande canseira" (respota de um aluno quando o tentei convencer a fazer a prova toda), a maior parte deles participou em estafeta, havendo apenas 11 alunos a participar como individuais, ou seja, a fazer a prova na totalidade, 100/200m de natação e cerca de 1000m/1500m a correr para básico/secundário. Não é um recorde, mas enfim...

Mas o que distinguiu esta prova da dos anos anteriores foram as presenças dos atletas convidados: Sérgio Marques, Pedro Gomes e Vanessa Pereira.

Os dois primeiros são referencias pessoas, especialmente em triatlos longos e são, claramente e sem dúvida, os melhores no triatlo longo em Portugal. Basta dizer que nos últimos 3 anos, os dois dominam as vitórias na prova do Homem de Ferro (ou aquilo será campeonato nacional longo? Nunca sei, mas tb não é importante, o que interessa sim é que eles ganharam as últimas 3 edições...corrijam-me se estiver enganado, pois não tive tempo de confirmar isto).

Já em relação à Vanessa, foi um voltar atrás no tempo, em que ela ainda era aluna da Escola e, pobre coitada, minha aluna durante 3 anos. Se falarem com ela e não vos parecer muito normal, peço-vos desde já desculpa, mas grande parte da culpa deve ser minha. Não é fácil ser minha aluna 3 anos sem ficar com cicatrizes para o resto da vida LOL. Na verdade, já não a encaro como uma ex-aluna, mas sim como uma boa amiga e colega de equipa. Mas mais do que isso, foi o trazer um bom exemplo a uma escola que, infelizmente não tem muito disso. Mostrar aos alunos desta escola que alguns dos ex-colegas deles (e por conseguinte eles, daqui a uns tempos) podem ser referências e modelos a seguir.

Portanto, aos 3, um muito obrigado, por terem "perdido" do vosso tempo (que sei que é bastante ocupado) para darem aos "chavalos" um dia diferente, em que tiveram a hipótese de conhecer, ou ver em acção atletas, que de outra forma, muito provavelmente nunca teriam a hipótese de ver.

Ah...e à vossa conta, vou andar a comer massa com atum durante 2 semanas LOL

(Só não coloco imagens, porque não pedi autorização aos visados...não é que tenha muitas, pois tb participei...ai não :))

domingo, 1 de junho de 2008

Só pode...

O preço da gasosa baixou???

É que vi tanta gente nas ruas de Lisboa hoje à tarde e pareciam tão contentes que só pode mesmo ter sido alguma coisa realmente importante para as nossas vidas.