domingo, 22 de fevereiro de 2009

OEB . Uma lenda viva

O biatlo é uma das modalidades que mais gosto de ver, principalmente porque é daquelas modalidades que tem um desfecho altamente imprevisível.

Esta modalidade mistura o Ski (ou esqui caso sejam puristas do Português), com o tiro. Ou seja junta a capacidade de ser rápido nos skis, resultando daí um desgaste muito grande, chegando à carreira de tiro e conseguir ter a calma suficiente e a capacidade de recuperação para atingir 5 alvos a 50 metros.

Ao contrário de uma corrida, seja a pé, seja de ski, em que os atletas que nos pontos intermédios estão à frente raramente perdem, no Biatlo tudo muda com o disparo. E por isso o domínio de um atleta torna-se ainda mais difícil.

Por isso a admiração por um atleta com Ole einar Bjorndalen (OEB) é ainda maior, pois é um atleta que já não é novo (35 anos) e que se consegue manter num nível inantigível por todos os outros. Nos mundiais que hoje acabaram, realizados na China conseguiu "apenas" 4 medalhas de Ouro e 2 4º lugares. E o "apenas" porque podia ter ganho mais uma de Ouro. Só não ganhou porque já não é o Bjorndalen de há uns anos que deixava toda a gente para trás sobre os Skis.

Só para se perceber o quão fantástico é este atleta, basta dizer que também ganhou uma prova da taça do mundo em Ski de fundo. Isto seria como um atleta de triatlo chegar a uma prova onde estivessem os melhores do mundo, seja de natação, ciclismo ou atletismo e ganhar essa prova, deixando os especialistas todos para trás. Impressionante.

Vou sentir pena quando se reformar, pois, há semelhança do Basquetebol com Michael Jordan, a modalidade não será a mesma quando isso acontecer.




1 comentário:

WC Athlete disse...

é um animal!!!

foi pena o poiree ter-se reformado um pouco cedo :(