sábado, 11 de agosto de 2007

5 Agosto - Dia D

O grande dia.

Não consegui dormir muito, mas o pouco que dormi foi o suficiente para me sentir bem disposto...também não é difícil.


Acordei nervoso como tudo. Nem conseguia ter as mãos bem quietas quando estava a tomar o pequeno almoço. Mas pelos vistos ninguém se apercebe disso. O Bip Bip é que está um apilha de nervos. mas não tem razões para isso, vai ter maiores facilidades que eu. Mas o objectivo dele é fazer uma boa prova enquanto que o meu é pura e simplesmente acabar.

Chegando ao local por volta das 5h20 e sem qualquer tipo de problemas aumenta a confiança. Ao fazer o check in verifico tudo uma data de vezes. Saco da bicicleta com dorsal, camisa e manguitos para o caso de estar frio quando sair da água, 2 barritas e 2 gels... e a arma secreta, a utilizar apenas em caso de desespero. Saco da corrida com meias, ténis, boné e mais uma barrita e gel. Os sapatos da bicileta e o capacete estão na bicicleta. Tudo confere e o facto de tudo correr às mil maravilhas aumenta a confiança ainda mais. O Bip Bip pede para confirmar tudo outra vez "foge, a minha Paulita".

Foge, a minha barriga digo eu...aparentemente estou com diarreia, o que nunca é bom sinal...malditos nervos.
Um abraço a todos os que se encontravam perto de mim e ao ouvir as palavras "vai correr tudo bem",convenço-me a mim mesmo finalmente "não interessa o tempo, apenas a meta...não te armes em parvo"...obrigado mais uma vez por essas pequenas palavras.

Vamos para a água aquecer um bocado...o objectivo até é tentar relaxar um bocado e não tanto aquecer...vou ter muito tempo para aquecer durante a prova. Finalmente apercebo-me também que nunca nadei com tanta gente.

À hora designada...PARTIDA. Mentalmente tento acalmar-me enquanto dou as primeiras braçadas. Ao fim de 300-400 metros vejo o Bip Bip ao meu lado. Estou eu lento ou ele rápido?~Nao interessa...nao vale a pena cansar na água, quando vou sofrer como tudo no resto do dia. Calma. Ao fim de cerca de 700 metros lembro-me de pensar "isto está demasiado lento" pois vou nos pés de alguém e tenho que deixar de dar braçadas para não lhe tocar. decido aumentar ligeiramente e começo a saltar de pés em pés a passar gente. No fim da primeira volta, início da segunda, depois de ter passado demasiada gente, vejo que há uma abertura entre o meu grupo e o grupo da frente - cerca de 50-60 metros. Porra, porque não comecei eu mais rápido? Vamos lá então...passo o 1º do me grupo e falo uma seriezita de 200-300 metros...chego aos pés do outro grupo...calma agora. Aproveita para descansar. Assim o faço. Aos 2500-2600 metros começo outra vez a passar gente. Na última bóia decido que não vale a pena continuar e começo a acalmar para o ciclismo.

Transição feita como esperado...com muita calma. Não há pressa nenhuma.

Começo o ciclismo a tentar acalmar-me e a pensar que isto não é uma prova normal. Deixo uma série de ciclistas passarem por mim, nem respondo. Deixa. Ao fim de 10 Km, passa por mim o Bip Bip e penso "Grande prova" - "Força aí campeão" - Give them hell. Decido também que tenho que arranjar uma referência. Quando passa por mim um outro ciclista ligeiramente mais rápido que eu, deixo-o atingir uam distância que me parece regulamentar e começo a orientar-me por ele. Assim me fico durante 2 voltas e meia. Na quanta volta ele parece começar a baixar e decido ajudá-lo um bocado. Ele mete conversa comigo em Alemão...quêêêêê..que estás para aí a dizer? lá nos conseguimos perceber em Inglês. Olá Roman, tudo bom? Um rookie também. Boa sorte para ti. No final da 4ª volta ele passa-me outra vez e falamos mais um bocado. Passamos pela Inês e digo a ela para tirar foto.

No fim tenho que me lembrar de agradecer ao Roman.

Nessa 4ª volta começo a entrar em sofrimento. Não consigo comer nada, as pernas começam a sentir cansadas (porque será? só tinha feito 130 km...bah), mas o pior é que começo a sentir-me mal disposto. Not a good sign.

Lá faço a 5ª e a 6ª volta bem mais devagar que as primeiras 4. De 35 Km/h passa para 32,5 Km/h...não interessa penso, estou bem abaixo do que pensaria. Tudo bem. Chego a pensar "nunca mais começo a correr", como se fosse bom correr depois de 180 Km de bina...dahhhh.
Mas uma coisa é certa, estava sempre ansioso por passar pelo sítio onde estava o pessoal com quem estava cá. Por aí e pela subida espectáculo. Obrigado povo alemão da zona de Glucksburg e principalmente obrigado pessoal pela força contínua. Como é bom ver as vossas caras.

Início da corrida. Não me sinto melhor, antes pelo contrário, a corrida não está mal de todo, mas estou mal disposto para caraças...doi-me a barriga e não consigo desenvolver bem a corrida. Após 2 km de corrida sinto vontade de ir à casa de banho...ups. Mal vejo uma entro. Diarreia. Isto não vai dar bom resultado não. Vou a levantar-me. Se calhar tenho que vomitar. Bem dito bem feito. Agora tenho medo de ficar desidratado. Tenho que beber bastante água e comer sal.

Mas isto iria piorar...ui se iria. cada vez que passo pela casa de banho tenho que parar. 3 voltas, 3 idas à casa de banho e uma paragem para urinar. Nada bom. Mas a verdade é que me sentia bem a correr. tanto assim que, depois de uma ida à casa de banho, saio atrás do Bip Bip e cpmeço a recuperar terreno. Fónix, penso eu. Estou um animal. Sol de pouca dura. Começo a sentir as pernas a prenderem. Xau xau Bip Bip. Força para ti até ao fim. Voa miúdo.

As 2 últimas voltas de corrida não têm grande história. Corrida, paragem com caímbras, corrida, paragem no posto de abastecimento e sempre em looping.

Ainda senti o meu ego a subir quando uma jeitosa se meteu comigo e brincou com o meu nick "Go happyman, you sexyman". Pobre coitada, além de falar esquisito é cega. Na última volta dei-lhe um desgosto, pois passei acompanhado de uma outra jeitosa que ía a fazer a prova. No entanto, devia ter parado para agradecer o incentivo que ela me deu, puxando sempre cada vez que passava.

Quando se vê a meta tem-se uma sensação inexplicável. Quase que não tive reacção. Mas tinha que agradecer ao pessoal todo que lá estava pela força. Vénia para aqui, vénia para ali, lá cortei a meta, com uma sensação de dever cumprido. ESPECTÁCULO.
Só fiquei chateado por ter que parar tantas vezes na corrida...pode ser que para a próxima corra melhor
Depois veio a massagem e as conversas com o pessoal. Mas tudo isso agora parece um bocado indistinto, pois a cabeça estava noutro local. Lembro-me perfeitamente dos abraços e dos sorrisos, mas de pouco mais.

RESUMO:

Que dia mais comprido. Mas que valeu cada segundo.

Quando vos disserem que o povo alemão é muito frio, não acreditem...pelo menos naquela zona. Desde crianças a ficarem na beira da estrada por 5h a fazer a onda cada vez que passava alguém, até velhotes sentados à porta de casa a dizer "super", até pessoas a sorrir e dizer "respect". De arrepiar e pedir mais. Nunca tal vi em Portugal, infelizmente. É outra mentalidade. tenho que cá voltar outra vez.

Arrumar tudo e voltar para o hotel. Não sei se vou à festa final, pois vai ser uma seca para os meus pais e coitados já aguentaram muito. Vou fazer a festa com o meu gang. Obrigadinho a vocês.
Infelizmente não voltei a ver o Roman. Gostava de lhe agradecer. Se leres isto, Muito e Muito obrigado Roman.
Tempos Finais:
Natação - 59'29"
Ciclismo - 5h31'39"
Atletismo - 4h07'36"
Total - 10h39'06 (62º Lugar geral)
Já agora o Bip Bip fez o 10º Lugar, com 9h29'. É verdade. Grande prova a dele. Aquele miúdo faz-se
"Foge, a minha Paulita"


Sem comentários: