quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos III

Hoje de manhã, durante um treino tive uma pequena "discussão" com uma amiga, sobre o que se estava a passar no JO, no que diz respeito à comitiva Portuguesa, e tendo opiniões diferentes, o que eu respeito (ainda bem, pois se pensássemos todos da mesma forma, isto era muito monótono), fez-me voltar um pouco à vaca fria: As declarações de alguns atletas são completamente ridículas e resultam apenas de (espero) desânimo momentâneo, mas penso que não se pode colocar em questão o seu esforço não só ao longo da prova em si, mas de 4 anos que anteciparam estes Jogos Olímpicos. Eles estão lá porque mereceram estar lá...tiveram desempenhos que lhes deram o direito de estar presentes, e, bons ou não, são o melhor que temos cá. São declarações que deveriam ter sido mais reflectidas. Mas eles são pagos (não muito, mas enfim) para correr ou lutar, ou lançar e não para falar à comunicação social, que, mesm que tenham dito algo acertado consegue deturpar (que não foi o caso, acho eu). E não vamos começar a falar de "atletas" a falar à comunicação social, porque senão não avançávamos daqui (como o outro... "o meu sonho são tantos...")

Mas também é verdade que o sr. do Comité Olímpico deveria pensar um pouco no que diz, porque de manhã, numa entrevista à Antena 1 fala claramente em que os atletas deveriam ter brio e profissionalismo (100% de acordo), e depois à tarde já vem dizer " ah e tal não foi bem isso que disse, isso são palavras que nem costumo utilizar"...pois, mas utilizou e se calhar bem utilizado. Está gravado, escusa tentar disfarçar.

Não gostei muito também das declarações Vanessa Fernandes. Penso que teria sido melhor dizer que não falava de desempenhos e atitudes de outros. Corre o risco de qualquer dia, as coisas não correrem muito bem e, ao acabar, dizer qq coisa que lhe venha morder.

Sim, porque há pouco tempo atrás, em Espanha, uma das provas da Taça do Mundo, se não estou em erro, não lhe correu muito bem, e a justificação foi o frio que se verificava. Se essa situação se tivesse passado em Pequim e se viesse dizer, ela ou o treinador, que tinha sido devido ao frio (que me parece uma justificação perfeitamente plausível), correria o risco de algum energúmeno, que percebe tanto de Desporto como eu de lagares de Azeite, dizer logo..."então se tem frio vista mais roupa", ou "estava igual para todas", ou ainda "corra mais depressa que aquece logo". Espero, muito sinceramente, que em Londres 2012 ( e se a Vanessa for lá, o que é altamente provável e espero que sim), não esteja uma temperatura baixa, porque senão ainda o "pobão" se esquece deste ano e começa a mandar bocas.

Sem comentários: