segunda-feira, 10 de março de 2008

Ele há cada Ignorante...



Este Sr. (se é que se pode chamar sr a uma coisa destas, mas a minha mãe deu-me uma boa educação e portanto...) decidiu falar de uma coisa sobre a qual deve perceber tanto como eu percebo de lagares de azeite. Quando se fala do que não se sabe, arrisca-se a dar bronca atrás de bronca.

1º Ninguém no seu perfeito juízo está contra a avaliação...mas já agora, quem avalia a sra ministra ou o sr (lá estou eu)? è que se calhar tanto um como o outro já tinham nota negativa

2º A questão é esta avaliação. Sim, porque eu não posso ser avaliado peços resultados que os alunos têm noutras disciplinas...estarei errado? Atente-se no artigo 16º, ponto 5 do Decreto Regulamentar 2/2008, "b) A evolução dos resultados dos seus alunos face à
evolução média dos resultados:
i) Dos alunos daquele ano de escolaridade ou daquela
disciplina naquele agrupamento de escolas ou escola não
agrupada;
ii) Dos mesmos alunos no conjunto das outras disciplinas
da turma no caso de alunos dos 2.º e 3.º ciclos do
ensino básico e do ensino secundário"

3º Sou também avaliado pela taxa de abandono escolar. É suposto eu ir a casa dos meninos buscá-los contra a vontade destes e dos pais? Também me parece estranho.

4º Como pode um professor de Matemática avaliar um de Química? Ou um de Educação Física avaliar um de Educação visual? Ah e tal delega...a quem? Quando não há um professor titular desses grupos, como acontce na minha escola?

5º O avaliador, para avaliar tem que assistir a aulas do avaliado. No entanto, corre-se o risco de o avaliador não poder assistir a aulas do avaliado, pois a essa hora tem aulas e não é dispensado para isso.

Acho que chega...para quem lê isto e não está numa escola, há muito que deixou de ler.

Realmente há aí uns quantos personagens que parecem perceber de tudo...são os maiores. Pena não serem professores, para poder serem avaliados e eventualmente irem a manifestações.Cito "Portugal não pode continuar a pôr cá fora jovens analfabetos, incultos e impreparados, como acontcia até agora...". Palavras sábias. Será que está a falar dele próprio? Mistério...

3 comentários:

Pedro Caldeira disse...

Sr. Professor tem toda a razão. Quanto a haver ignorantes, do resto não comento porque não sei o suficiente.
Mas lá que há coisas estranhas nesta avaliação que querem implementar lá isso há. E também me faz espécie haver tantos professores descontentes. Não sabia que havia tantos "comunistas", não se veem tantos nas eleições. (Esta conversa que quem faz manifestações são sempre os comunistas ou sindicalistas parece aquela quando começam a falar do 25 de Abril... Deixem lá isso já passou andem mas é para a frente)
Um abraço solidário
Pedro Caldeira

Schlumpy disse...

Isso é mesmo verdade? Ou seja, o ER escreveu mesmo isso?

Uma das coisas sobre essa avaliação e que ainda não percebi é qual é a escala. Quando estava na Marinha nós também tínhamos um sistema de avaliação, no entanto não há notas negativas. Há notas muito boas e menos boas, mas nunca negativas. No entanto, os parâmetros avaliados são demasiado subjectivos e de díficil (por vezes quase impossível) avaliação. Mas o sistema continua a ser o que melhor se arranja para diferenciar as pessoas em termos de desempenho. Como tudo na vida não é um sistema perfeito, mas é a única forma de o fazer.

Quanto aos professores, se tiverem um sistema idêntico não vejo qual o mal. Quanto aos ministros, o sistema de avaliação sempre existiu. Se não são bons não fazem dois mandatos seguidos... a não ser que o povo insista em tapar os próprios olhos.

Happyman disse...

só para dizer que em relação aos ministros...nós só votamos para primeiro ministro, os ministros são escolhidos...e enquanto aparecem e desaparecem :(